VOCÊ SABE O QUE É UM “MATERIAL ÓRFÃO”?

 

Veja porque é importante que você imprima sua marca d’água em suas fotos.

Aqui no Brasil nos temos a LDA – Lei dos Direitos Autorais, nº 9.610, de 19.02.98, que nos protege muito bem contra o uso não autorizado das nossas obras artísticas e intelectuais. Porém, em 2013, a Inglaterra aprovou um Decreto Lei que visa “facilitar” o uso de fotos e ilustrações publicadas na internet. Ela entende que toda imagem na internet deverá ser considerada de domínio público. O mais marcante dessa lei, já conhecida como “Lei Instagram“, é que qualquer pessoa vai poder usar qualquer foto publicada na internet, bastando que ela procure o(a) autor(a) da foto para pedir ou comprar sua autorização e, pasmem, se provar que não conseguiu encontrá-lo, será necessário apenas que ele pague uma pequena taxa ao Governo, que supostamente deverá ser repassada ao dono(a) da imagem “quando” ou “se” encontrado” algum dia.

Ok, vamos pensar um pouco… o dono de uma “fotinha” irá pensar: “Ah! Tudo bem! Fiz num passeio mesmo.”

Beleza. Mas e aqueles que fizeram suas fotos super bem produzidas, investiram nisso e não foram “encontrados” por esse “cliente” que vai usar a sua imagem? Como é que ficam?

Simples: terão suas fotos usadas por uma merreca e o seu “cliente” poderá ganhar horrores com uma campanha publicitária usando a sua imagem “pescada” da internet.

Ou seja, se você gastou seu tempo, estudos e recursos físicos para fazer aquela “fotaça” e mesmo assim esqueceu ou desprezou colocar sua marca, nome, site ou e e-mail para contatos, você acabará criando o famoso “Material Órfão”, para que um gaiato venha e a utilize “legalmente”, pagando uma reles quantia ao “nobre Governo Inglês”.

Isso tem dado muita confusão e protestos pelo mundo afora e até que se resolva, é muito melhor que você esteja prevenido.

Então, JAMAIS, deixe de imprimir sua identificação e contatos nas suas obras, porque mesmo que alguém recorte sua marca e utilize o “resto”, você poderá comprovar sua propriedade com o seu original completo, mostrando que o seu “cliente” não te encontrou propositalmente.

marcadagua_lavor-2013-ok

Exemplos de marcas d’água seguras:
Seu Logo + © + seu site ou e-mail
Seu Nome + © + seu site ou e-mail ou telefone
Seu Logo + © + seu nome + seu site ou e-mail + telefone


Links para se aprofundar no assunto:

http://meiobit.com/122254/polemica-com-direitos-autorais-na-inglaterra/

http://blogs.estadao.com.br/link/lei-do-instagram-revolta-fotografos/

http://photos.uol.com.br/materias/ver/75862