ZOOM DE LENTE – O QUE É E O QUE INTERESSA.

 

garça

É bem comum eu escutar de amigos postulantes à fotografia as frases: “me indica uma câmera com um Zoom bem potente”, ou “quando eu começar, quero uma câmera que fotografe bem longe, com um Zoom bem bacana”.

Bom, não quero decepcioná-los, mas o Zoom pouco ou nada tem a ver com “capturar objetos a longa distância”. O aumento ou aproximação do objeto a longa ou curta distância é a Magnificação, que também está correlacionada ao ângulo de captura da cena.

Para comprovar facilmente isso, basta lembrar que lentes para capturas de longas distâncias, como a EF-800mm, não são chamadas de Zoom, mas sim de Teleobjetivas (ou Super Telefotos).  Já a grande angular 10-22mm, mais “curtinha”, é uma Zoom.

Ou seja, uma lente Zoom é apenas aquela que tem um range (intervalo de alcance) de distâncias focais em que você tenha a mobilidade do ângulo de captura da cena, apenas regulando sua objetiva (lente), sem se mover do lugar ou ter que trocar de lente. Como se você tivesse várias lentes em uma só.

– Mas, Lavôr… e aquilo escrito nas câmeras: “Zoom 10x” ou 20x?

Bem digamos que isso seja uma “representação romântica” – pra não dizer “engodo” – da indústria, para encantar seus consumidores. E assim fazer com que você compre sua câmera se ligando apenas nesse “numerozinho”.

Ok. Eu precisaria de páginas e páginas escritas para abordar o assunto Magnificação de uma maneira adequada. Por esse motivo serei mais “objetivo”, “focando” no termo Zoom – perdão pelos trocadilhos.

Então, na verdade, o Zoom necessariamente não tem a ver com o “aumento” da imagem, mas sim com o range de distâncias focais de uma lente.

VAMOS ENTENDER CONCRETAMENTE O QUE É O ZOOM

Como disse antes, Zoom é a faixa de intervalo (range) existente numa lente. Para saber o seu valor, consideramos o quociente da máxima distância focal pela mínima distância focal.

“Hã?!?!?!”

Bem, vou simplificar…

Para saber qual o valor de Zoom de sua lente, basta dividirmos o maior valor de distância focal dela, pelo seu menor valor de distância focal.

Exemplo: em uma lente 18-135mm, dividimos 135 / 18 = 7,5. Ou seja, o Zoom de uma lente 18-135mm é 7,5x (ou 7,5 vezes).

Sabendo disso, confirmamos que um Zoom de alto valor nada tem a ver com “fotografar longe”, como alguns são levados a pensar.

Pense bem: vimos o exemplo da 18-135mm que tem o Zoom de 7,5. Mas será que ela é mais “poderosa” que uma 100-400mm que tem apenas um Zoom de 4x? É óbvio que NÃO!

Então não valorize uma câmera ou lente pelo seu Zoom.

Em resumo, para maiores distâncias teremos menores ângulos da cena. Logo, se você quer fotografar objetos distantes escolha lentes de maiores distâncias focais. Simples assim.

O QUE É ZOOM ÓPTICO E ZOOM DIGITAL?

Opa! Eis aí um ponto a se considerar, e MUITO.

O Zoom Óptico, ou Zoom Verdadeiro, é o que realmente está sendo feito fisicamente pela sua lente, mantendo a qualidade de imagem coletada pelo sensor da câmera na maior parte de seu range. Esse você deve levar a sério e considerar como um ponto positivo.

Já o Zoom Digital é um aumento fictício da imagem feito na câmera através de software, automaticamente. Na verdade ela pega a imagem capturada pelo sensor e faz um crop (corte) na imagem e a “estica”, aumentando-a como se você tivesse feito em um programa de computador. O resultado é que a imagem “aumenta de tamanho” mas perde muito das suas informações digitais e a deixa com baixíssima qualidade, aspecto borrado, granulada, etc. Sendo assim, sabemos que ela é verdadeiramente inútil se considerarmos que você mesmo pode fazer isso num programa de edição – sem esquecer que assim também vai “estragar” a imagem.

PRA COMPLEMENTAR:

  • Lente com Zoom maior costuma ter qualidade inferior de imagem, por questão estrutural na sua composição de elementos óticos, aumentando a possibilidade de distorções e aberrações cromáticas. Existem exceções a essa regra, porém de custos bem mais altos – se bem que há recentes promessas no mercado para que isso fique no passado. Mas, de qualquer forma, se você quiser imagens de qualidade superior, escolha lentes de ranges curtos como: 24-70mm, ou 70-200mm, ou então lentes Primes (de distância focal fixa), que são excelentes no quesito Qualidade de Imagem.
  • Lentes Zoom são extremamente versáteis, deixando o fotógrafo confortável como se tivesse várias lentes embutidas numa só. Mas isso deixa de ser vantagem quando consideramos que as melhores lentes são as Primes – de distância focal única a cada lente – que oferecem qualidade imagem muito superior às das Zoom. Em contraponto, seria necessário um kit de lentes Primes, com custos mais altos agregados, para suprir as necessidades de um fotógrafo mais versátil.
  • Para aumentar a distância focal “normal” de uma lente, podem ser usados Teleconverter e os Teleextender, que aumentam significativamente a distância focal da objetiva (em 1.4x e 2x, por exemplo), mantendo o bom padrão da imagem a depender da qualidade ou da marca do acessório. Falarei mais sobre esses acessórios em uma outra postagem.

Bem, turma. Por enquanto é isso.

Espero ter ajudado e aguardem os próximos artigos.